sexta-feira, 8 de junho de 2012

Wicca - Uma pequena Explicação Sobre Ela

O mundo é lugar de grande diversidade em vários assuntos.
Gostos diferentes para músicas, roupas, estilos, comidas e
claro que não seria diferente quando o assunto é religião.
Andando pelas ruas nos deparamos com católicos, evangélicos,
judeus,e até aqueles que não acreditam em nada "divino", mas ainda é raro encontramos um seguidor da Wicca pelas ruas.
Graças ao acesso mais fácil às informações hoje em dia, a cada dia aumenta o número de wiccanos por aí. Mas este é um termo conhecido  apenas por um determinado grupo de pessoas, e, se você está se deparando pela primeira vez com
o assunto eu explico... :)

A Wicca é uma religião com base nas crenças pré-cristãs da Europa (neopagã),sacerdotal, panteísta, iniciática  que tem sua base principal focada na veneração de dois Deuses principais: A Deusa (também chamada de Grande Mãe, Deusa Tríplice), e o Deus (também chamado de Deus Cornífero). 
E sendo uma religião politeísta, existe uma extensa lista de outros Deuses, separados por panteões. Mas esse é um assunto mais extenso para um post mais detalhado; hoje farei apenas uma breve explicação.  

 A Bruxaria já foi muito conhecida na antiguidade. Principalmente pelos Europeus. (Bruxaria é a arte de conhecer a magia da natureza e fazer utilização de seus meios para um determinado objetivo). Mas devido a falta de informação de certos seres humanos que temem o que desconhecem, ela ficou "sumida"por um longo período. Claro que apenas mais silenciosa, pois nunca deixou de existir. E por volta dos anos 50 ressurgiu com um "novo nome": A Wicca.  E uma das principais pessoas responsável pelo reconhecimento da Wicca como religião e divulgação desta foi Gerald Gardner (1884 - 1964).


O equilíbrio e polaridade das energias estão sempre presentes na Wicca (desde seu princípio, com uma Deusa (sendo a polaridade negativa,o lado obscuro e misterioso da Lua,a força magnética) e o Deus (a polaridade positiva, o brilho revelador do Sol,a força ativa).

Indica-se que se faça um estudo de pelo menos um ano sobre a Wicca quem decidir seguir o caminho da Deusa para só depois fazer a sua iniciação na religião. Claro que a internet ajuda bastante nessa parte, mas a compra de livros é inevitável!
A iniciação é feita por um sacerdote, no caso de você ter acesso a um coven (grupo de wiccanos), mas existem formas de fazer a iniciação sendo uma bruxa(o) solitário,
mesmo esse detalhe sendo um tanto "discutido" por alguns wiccanos. De todo modo, saiba que a Wicca é algo muito particular de cada um, a bruxaria e o amor pela Deusa vive dentro de nós, e só você poderá descobrir a melhor forma de se conectar com a divindade que habita ao nosso redor e dentro de você mesmo; e com muito estudo e dedicação você chegará nisso!

A Wicca celebra a natureza, a vida e a morte. Não se assuste, todos nós temos um certo medo da morte, mas ela faz parte de um ciclo inevitável da nossa evolução espiritual. Ter medo do desconhecido é comum,
mas temos que aprender lhe dar com certos assuntos (mesmo que a morte ainda me assuste bastante hehe...enfim...).
Essa celebração é feita através de festivais sazonais conhecidos como Sabbaths (Sabás). Eles são relacionados aos ciclos solares. Nestes, os wiccanos prestam o culto aos Deuses através de rituais, agradecem , cantam, dançam, e colocam o corpo/mente/espírito em harmonia.
Além dos ciclos solares, os lunares também são festejados.
Chamados de Esbaths, estes por sua vez tem como objetivo enviar agradecimentos, oferendas, uma conecção maior com os Deuses, fazer consagrações entre outras tantas coisas mais da religião.

Diferente das demais religiões mais conhecidas, a Wicca não tem
livros sagrados como a bíblia dos cristãos. Não há regras para se vestir, nem nenhuma doutrina desse tipo. Há apenas algumas leis básicas para melhor vivência:
- Faça o que quiser, desde que não prejudique ninguém, nem a sí próprio.
- Toda ação gera uma reação. Esteja pronto para arcar com as consequências de seus atos, sem culpar a ninguém além de você mesmo.

Concluindo, o objetivo da Wicca é nos religarmos ao divino,
estudarmos a nossa essência, buscarmos autoconhecimento, equilíbrio com nós mesmos e com o mundo à nossa volta. Estarmos sempre em movimento, em evolução, em mudança, em conecção com a natureza, que é a própria manifestação da Deusa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário